História


A banda formou-se em 1986, com o nome original de “Bigfoot and The Telephone Blues Band”, tendo como membros: João Nunes (voz); Paulo “Bigfoot” (guitarra); Carlos Santos (bateria) e Pedro Mendes (baixo), e dedicando-se aos “covers” na área do blues e do rock.

Em meados dos anos 90 a banda sofreu uma alteração com a substituição do baixista Pedro Mendes por Mário João Santos e com a entrada de Hildebrando Soares "Meco", um segundo guitarrista. A banda manteve esta formação até extinguir as actividades, por volta de 1995, devido a doença e posterior falecimento do guitarrista Paulo “Bigfoot”.

Em finais de 2002 a banda renasceu, com uma nova renovação na formação, e com o nome reduzido apenas para “The Telephone Blues Band”. Apenas se mantiveram, da formação original, João Nunes (voz) e Carlos Santos (bateria), tendo entrado 2 novos guitarristas (Luís Filipe "Pipe" e Emanuel Casimiro) e um novo baixista (Rodrigo Gomes).

Em 2003, Rahary Tahina, conceituado músico, conhecido pela participação na banda do “HermanSic”, honrou os TTBB com o seu brilhantismo, acompanhando a banda no sax, flauta e guitarra, durante todo esse ano.

Em 2004, o baixista da banda durante a 1ª formação, Pedro Mendes, regressou para realizar alguns concertos com os “TTBB”, substituindo Rodrigo Gomes no baixo, e posteriormente, Luís Pereira na guitarra, depois de este ter fracturado um braço. Graças à sua entrada, os Telephone Blues Band puderam efectuar espectáculos durante todo esse ano.

Embora a banda nunca chegue a acabar oficialmente, a última actuação ao vivo dos "The Telephone Blues Band" data de Dezembro de 2007.

Em finais de 2014, 3 membros dos "The Telephone Blues Band" (João Nunes na voz, Luís Filipe "Pipe" na guitarra eléctrica e coros, e Emanuel Casimiro na viola, coros, kazoo e percussão), resolvem reactivar a banda em formato trio semi-acústico, com o nome mais uma vez encurtado, desta vez para simplesmente "The Telephone".